As taxas de Juro no Crédito Habitação

Partilhar artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A Taxa de Juro é uma das componentes mais importantes do Crédito Habitação e uma das decisões mais importantes na contratação do empréstimo. Por isso, é muito importante que perceba o que é e os tipos de taxas que existem.

O que é a Taxa de Juro?

A Taxa de Juro é uma percentagem que reflete o custo do Empréstimo, ou seja, o custo de utilização do dinheiro que se pediu emprestado. Existem 3 modalidades de Taxa de Juro no Crédito Habitação: a Taxa Variável, a Taxa Fixa e a Taxa Mista.

Em Portugal a modalidade mais comum no Crédito Habitação é a Taxa de Juro Variável, no entanto, as Taxas de Juro Fixas ou Mistas são cada vez mais uma opção utilizada no Crédito Habitação. A Taxa de Juro do Empréstimo tem uma influência direta no valor de prestação mensal do Crédito Habitação.

Taxa de Juro Variável

A Taxa de Juro Variável resulta da soma de duas componentes: o indexante ou taxa de referência – que em Portugal é a Euribor, mais o spread.

Na UCI a Euribor utilizada como taxa de referência é a Euribor a 6 meses, o que significa que o valor da Euribor é revisto semestralmente, ou seja, após seis meses o valor da Euribor é revisto para os 6 meses seguintes. Quando o valor da Euribor é revisto, a taxa de juro do empréstimo pode subir ou descer, refletindo a alteração do valor da Euribor. Da mesma forma, o montante da prestação pode, aumentar ou diminuir de acordo com as variações da Euribor.

Como é calculada a Euribor?

No caso da Euribor a 6 meses o valor é calculado com base na média aritmética simples das cotações diárias da Euribor a 6 meses do mês anterior ao da revisão da Taxa de Juro. Ou seja, se a revisão da Taxa de Juro do Empréstimo acontecer, por exemplo, em Fevereiro, então a Euribor a vigorar nos 6 meses seguintes será a Euribor do mês de Janeiro. As cotações da Euribor 6 meses são publicadas no ecrã Euribor da Reuters (ou noutro que o substitua) aproximadamente às 11:00 a.m. de Bruxelas, pela Federação Bancária Europeia. Para cálculo da referida média só se tomam em conta os dias úteis
no mercado target – 30/360. O arredondamento da taxa de referência é feito à milésima da seguinte forma: quando a 4ª casa decimal seja igual ou superior a cinco, o arredondamento será feito por excesso, quando a 4ª casa decimal for inferior a cinco, será feito por defeito.

Taxa de Juro Fixa

A Taxa de Juro Fixa é uma taxa de juro acordada para um determinado período de tempo e que se mantém inalterada durante esse período. Significa que durante o prazo de Taxa Fixa a prestação mensal do Crédito Habitação se mantém sempre igual, independentemente das variações das taxas de juro de mercado (isto é da Euribor). Assim, mesmo que a Euribor desça ou suba, a prestação nos empréstimos com Taxa de Juro Fixa não se altera nunca.

Na UCI, os clientes podem optar por diferentes tipos de Taxa de Juro Fixa (de 10 a 30 anos) que correspondem ao prazo máximo do Empréstimo. Na UCI, durante o período de Taxa Fixa contratado não existe adição de spread.

Taxa de Juro Mista

A Taxa de Juro Mista é uma modalidade que combina um período com Taxa de Juro Fixa e um período de Taxa de Juro Variável. Nestes casos, a Taxa Fixa vigora durante um período parcial (por exemplo 3, 5 ou 10 anos ou mais) após o qual passa a vigorar a Taxa de Juro Variável. Durante o período de Taxa Fixa, a prestação é sempre a mesma e não se altera. No período de taxa variável a Taxa de Juro varia de acordo com as variações da Euribor.

Na UCI, os clientes podem optar por diferentes tipos de Taxa de Juro Mista (de 2 a 15 anos, seguidos de Euribor a 6 meses mais spread até final do Empréstimo).

Se precisa de ajuda ou aconselhamento, não hesite em contactar.

Na Remax temos um departamento de financiamento, onde os compradores são assistidos através de excelentes acordos comerciais que temos com diversas instituições financeiras.

Porto

Como preparar a sua casa para venda?

Todas as pessoas querem vender a sua casa rapidamente e pelo melhor preço possível. Contudo, há que perceber para que tal aconteça, há um trabalho