Ainda persiste o mito, entre alguns proprietários, de que vender o imóvel em regime de exclusividade é uma perca de oportunidades e resulta apenas numa coisa: aumento do tempo de venda.
Existe também a ideia de Quantos mais, melhor: quantos mais consultores e agências a trabalhar no nosso imóvel, mais propostas teremos em cima da mesa.
Mas será verdade?
Comecemos por falar do conceito exclusividade: que é exclusivo de.
Quando se lida com um profissional dedicado e responsável, optar pelo regime de exclusividade só lhe trará benefícios, entre eles: a existência de apenas um canal de comunicação, compromisso e dedicação por parte do consultor imobiliário.
Mas atenção, haver apenas um canal de comunicação, não significa que o seu imóvel não será partilhado com outros onsultores. Muito pelo contrário, é apresentado convenientemente aos parceiros de negócio. Existirá apenas uma voz para o proprietário, mas de uma certa forma, difundida por muitas outras vozes a atuar no mercado.
Falemos aqui de quatro vantagens:
- Um Consultor Imobiliário em regime de exclusividade vai investir na promoção do seu imóvel.
Se estivermos a falar de um regime em aberto, um consultor mesmo que invista na promoção, vai fazer um investimento reduzido, visto haver um grande risco do imóvel ser vendido por outra pessoa. E além disso, o Marketing nos dias de hoje, tem custos elevados. Investir nas redes sociais, em equipas de fotógrafos, vídeomakers e marketeers e em anúncios pagos tem custos, mas também tem resultados. A exclusividade é o preço a pagar por aumentar a visibilidade do seu imóvel.
- O processo de seleção de potenciais compradores é mais rigoroso.
Ao lidar com um consultor, o proprietário não tem de abrir as suas portas para visitas sem fim e em vários horários do dia, como seria se tivesse em regime aberto. E além disso, o consultor imobiliário em regime de exclusividade vai selecionar cuidadosamente os potenciais compradores para evitar perca de tempo.
- O foco do consultor imobiliário em regime de exclusividade é defender o cliente proprietário.
Sempre. Mas caso, o cliente proprietário opte pelo regime em aberto e insira o seu imóvel em 2 ou 3 agências, qual será o foco dessas imobiliárias? Não o proprietário que quer garantia de bom negócio, mas o cliente comprador que está interessado nesse mesmo imóvel e garante uma transação à agência.
- Venda ao melhor preço.
O facto de um imóvel estar apenas numa agência, acaba por ser um fator de valorização. No regime em aberto e como falámos no ponto anterior, o que acontece com bastante regularidade é um mesmo imóvel estar em várias agências ao mesmo tempo. A imagem que o proprietário acaba por passar a potenciais compradores é que há, de alguma forma e mesmo inconscientemente, pressa para vender. O que consequentemente, leva os compradores a fazerem propostas de compra com valores inferiores às propostas que fariam caso o imóvel estivesse em regime de exclusividade.
Estabelecer um contrato exclusivo para vender o seu imóvel é, sem dúvida, mais vantajoso do que optar pelo regime aberto. Só assim poderá usufruir de um único canal de comunicação, bem como de maior foco, dedicação e compromisso por parte da agência. Dessa forma, estará a aumentar as probabilidades de fazer um negócio de sucesso.