O que fazer para acelerar a venda?
Gostaria de iniciar este texto com uma afirmação: todo imóvel vende. Há um tipo de comprador para cada tipo de imóvel disponível no mercado, todavia alguns permanecem no mercado mais tempo do que outros. E estamos a falar de meses ou até mesmo anos de diferença. Porquê?
Motivo 1
Preço – inquéritos confirmam que o principal motivo para um imóvel ficar muito tempo à venda, é o preço fora do mercado. Boa parte dos imóveis colocados à venda, estão até 20% acima do preço que o mercado imobiliário está disposto a pagar. Mas os proprietários estão dispostos a baixar o preço no máximo 10%. Dessa forma a conta “não fecha”.Entendo que o proprietário queira obter mais no valor do imóvel, porque na equação entra a questão sentimental, emocional, o esforço empenhado na
aquisição, as horas trabalhadas a mais para se juntar o dinheiro, eventuais obras que tenham sido feitas e que geraram muitos transtornos, etc, de modo que na hora da venda, o nosso imóvel vale mais do que realmente vale. É normal!
Daí surge a seguinte pergunta: como saber que o preço está fora do padrão do mercado?
O que fazer para adequar o preço ao valor de mercado? Considero importante obter uma “avaliação técnica do valor de mercado do imóvel”, que levará em consideração o valor do m2 da freguesia em que o imóvel está situado, o padrão de acabamento na construção e os valores dos últimos imóveis semelhantes vendidos na mesma freguesia nos últimos meses e anos. A documentação exigida para se fazer um bom estudo de mercado é simples: carteira predial urbana e certificado energético, além da descrição dos diferenciais de acabamento. Nem todas as imobiliárias tem conhecimento técnico para elaborar tal estudo, por isso aconselho a buscar uma empresa séria. As grandes imobiliárias disponibilizam este estudo de forma gratuita e sem compromisso.
Mas existe ainda um segundo motivo.
Motivo 2
Publicidade mal feita. É isso mesmo! Uma boa publicidade faz toda a diferença. Estamos a falar de …
■ Fotos profissionais (se necessário com uso de drones), com equipamentos de luz e imagem de qualidade, em dias ensolarados, com imagens bem focadas, sempre a buscar o melhor ângulo.
■ Além disso um texto bem escrito, esclarecedor, a apontar as qualidades estruturais, eficiência energética, características do prédio, benfeitorias realizadas, tipos de comércio existentes na vizinhança, proximidades destes comércios, transportes
públicos etc.
■ Quantidade de plataformas em que o imóvel estará exposto. Isso também é muito importante, porque pode-se anunciar em sites de imobiliários nacionais, internacionais, e divulgar nas redes sociais.
Concluindo:
O que o impede de vender rapidamente seu imóvel é o preço acima do mercado e a publicidade mal feita. Se não se sentir seguro em avaliar se imóvel e publicitar da maneira correta, entrega a um profissional do mercado. Pense nisso!