fbpx

Qual é o maior sonho de consumo do cidadão português?

Partilhar artigo

Será que esta é a altura certa para realizar este sonho?

O inquérito realizado pela Jetcost e divulgado pela jornalista Vânia Marinho em 2017 aponta que 76% dos portugueses tem como maior sonho de consumo a compra de uma casa própria.

E muito provavelmente esta será sua maior aquisição na vida. Não importa se é um T1, T3 ou T5, se está localizado próximo à praia ou no campo, se no centro da cidade ou na periferia. Nada disso importa, desde que seja seu, a sua conquista!

Mas será esta a altura certa para dar um passo tão grande, tão ousado? Será esta é a altura certa para adquirir um imóvel?

O primeiro semestre de 2020 trouxe-nos muita preocupação. A nossa vida profissional e social foi alterada mas mesmo assim, foi aberta uma janela de oportunidades muito interessante”. Passo a explicar…

O mês de Setembro de 2016 foi o último mês nos últimos 4 anos em que o valor do m2 no Porto apresentou queda, e foi de apenas 0,2%.

De lá para cá, o valor do m2 subiu em todos os meses até Maio de 2020. Nos meses de Junho e Julho de 2020, houve novamente uma queda de 0,6% e 1,0%, respectivamente, mas em Agosto o valor do m2 já voltou a subir.

Nós não sabemos o que o futuro nos reserva, porém Portugal continua a ser um País considerado “queridinho” para se viver. Aparecemos sempre bem no ranking dos países seguros para se viver (principalmente após a aposentadoria), o que atrai muitos estrangeiros.

Para termos uma ideia, 15% de todos os imóveis vendidos em Portugal são para estrangeiros, e nessa ordem: franceses, britânicos, brasileiros, alemães e chineses. Dito isto, podemos afirmar que se tem condições de adquirir um imóvel neste ano, deve comprar. Permita-se dar este passo.

Se não tem o valor completo mas tem o valor inicial, que pode variar de 10% a 30% do valor do imóvel, também deve realizar seu sonho. E se você já possui um imóvel, tem-se nesta altura, uma excelente oportunidade de investir no mercado imobiliário. É realmente muito difícil encontrar um outro investimento tão seguro que tenha rentabilizado mais de 100% nos últimos 5 anos. E isto, sem contar com a renda passiva advinda dos alugueres. Claro que rentabilidade passada não é sinônimo de rentabilidade futura, mas o cenário é propício a investimentos neste setor da economia.

O número de transações imobiliárias diminuiu neste ano, mas o segmento continua a ser um trator na economia. Há empresas sérias de mediação imobiliária e grandes agentes e consultores imobiliários para o(a) ajudar.

Este é o primeiro passo para uma compra segura.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Casa Ecológica
Curiosidades Imóveis

Como é uma casa ecológica?

Uma casa ecológica, também conhecida como casa verde ou sustentável, é projetada e construída com foco na minimização do seu impacto ambiental e na maximização